1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Dicas de pintura interna e externa

Quem não tem dúvidas na hora de mudar as cores das paredes ou pintar a casa nova? As dúvidas e inseguranças são comuns para as pessoas que não vão ter o auxílio de profissionais. Elencamos aqui algumas dicas para pinturas internas e externas que contribuirão para que seu projeto dê certo e o resultado seja satisfatório.

Pinturas internas

O melhor de tudo para começar a pintura interna é que o ambiente esteja vazio. Se isso não for possível, cubra totalmente móveis e o chão. Não deixe nenhum espaço sem cobertura, porque a sujeira se espalha.

como-pintar-paredes-soumaiseu-8253

As paredes devem estar limpas, sem nenhum objeto. Se tiver furos ou manchas, procure tapar ou limpar o máximo possível.  Tomadas e interruptores bem protegidos antes de começar, retire lustres se tiver. Assim o processo fica mais fácil. Comece a pintura pelo teto e só depois de finalizado, inicie paredes, marcos, portas e janelas.

Cores para ambientes internos

Recomenda-se cores não tão intensas para os ambientes. Tonalidades mais amenas são indicadas como café com leite, branco, bege, marrom claro ou cinzas mais sofisticados, essas cores dão mais conforto e não enjoam. Os tons neutros permitem maior ousadia na decoração e composição dos móveis. Tons mais coloridos exigem mais atenção na hora de decorar. Se optar por cores mais coloridas tome cuidado com os objetos que irá utilizar na decoração, tapetes, quadros e mobiliário. Se optar por texturas na pintura, lembre-se, elas fecham mais o ambiente, então ficam melhor em ambientes maiores.

tintas-para-reforma12

Dê preferencia a tintas fáceis de limpar, como látex ou PVA, são feitas à base de água, bem empregadas na pintura de paredes internas e dispensam manutenção constante. Este tipo é empregada para acabamento fosco, pois sua resina não permite a variação de brilho. Outra opção é a tinta acrílica, também feita à base de água, empregada em acabamentos foscos, sem-brilho e acetinado.

Pinturas externas

Para pinturas externas recomenda-se o uso de tinta a base de cal, uma opção mais barata e de fácil aplicação, porém não lavável. Ela é utilizada geralmente em muros e paredes externas. Outra opção é do tipo emborrachada, este tipo de tinta possui uma película flexível que acompanha a dilatação e retração da argamassa sob mudança de temperatura, protegendo a parede da umidade e da ação da chuva e do sol.

9851_warley1