1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Feirão da Caixa e Minha Casa minha vida 2016

O Feirão da Caixa deste ano já terminou e passou por inúmeras cidades realizando sonhos. Ele é organizado pela Caixa Econômica Federal e o principal foco é o financiamento de casas populares através do Minha Casa Minha Vida. O Feirão acontece todos os anos entre os meses de abril e junho em diversas capitais brasileiras com locais e datas específicas. As famílias comparecem, negociam com as próprias construtoras e imobiliárias, e saem do evento com um contrato assinado.

Como funciona o Feirão da Caixa

Podem participar do Feirão da Caixa qualquer família que preencha os requisitos necessários para participar do programa e obter a sua casa própria. Além disso, aquelas famílias com renda de até R$1,6 mil podem se cadastrar na prefeitura, pois assim seus documentos são avaliados pela Caixa que, posteriormente, chamará para o dia do sorteio.

feirão da caixa

Feirão da Caixa e Minha Casa minha vida 2016. Imagem:divulgação

 

No evento estão presentes todos os parceiros do Feirão e do Minha Casa Minha Vida, dessa forma você pode manifestar seu interesse por determinado imóvel e negociar de diversas formas possíveis para sair com a melhor oferta. Muitas empresas oferecem descontos especiais, além do prazo de 30 anos para quitar a dívida.

Como foi o Feirão da Caixa este ano

O Feirão da Caixa passou por 14 cidades oferecendo milhares de imóveis com promoções especiais. O programa superou as expectativas, pois os organizadores acharam que devido à crise, as vendas ficariam no mesmo patamar ou até abaixo do que ano passado, mas não foi isso que aconteceu.

Muitos imóveis foram vendidos batendo a meta da Caixa e, segundo a mesma, isso aconteceu porque muitas imobiliárias oferecem outros benefícios como o pagamento de alguns documentos para dar entrada no imóvel que eram muito caros e impossibilitava quem não tinha muitas condições de fechar o acordo. O número de imóveis ofertados ultrapassou os 241 mil.

Terceira etapa Minha Casa Minha Vida

No começo do ano foi anunciada a terceira etapa do programa habitacional do Governo Federal: o Minha Casa Minha Vida. Nas duas edições anteriores mais de 3 milhões de casas foram entregues às famílias e a expectativa era de que o programa entregasse mais 2 milhões até o ano de 2018.

Muitas mudanças foram anunciadas para a terceira etapa, entre elas a adição de uma faixa intermediária e o reajuste de faixas já existentes.

minha casa minha vida

Feirão da Caixa e Minha Casa minha vida 2016. Imagem:divulgação

 

Mudanças do Minha Casa Minha Vida

Seria acrescentada uma faixa intermediária chamada de 1,5 que incluiria famílias com renda de até R$2.350 no programa, com taxas de juros de 5% ao ano. Além disso, as faixas já existentes seriam reajustadas para um valor maior, possibilitando que mais famílias se inscrevessem. Também seria criado um sistema onde os candidatos poderiam consultar sua inscrição e acompanhar o processo de seleção das famílias.

Terceira etapa do MCMC foi cancelada?

Com a entrada do novo presidente Michel Temer muitos programas receberam cortes e, como a antiga presidente tinha anunciado várias mudanças e mais gastos, ele cancelou a terceira etapa do programa Minha Casa Minha Vida para analisar.

Tudo será analisado durante 40 dias para que o presidente possa apresentar metas realistas para as famílias, dessa forma o programa não será cancelado, mas sofrerá alguns cortes: talvez na retirada da nova faixa que nem saiu do papel e na diminuição das moradias esperadas até 2018.